Oferta Formativa

Disponibilizamos uma ampla oferta formativa para apoiar os nossos utentes, técnicos de saúde e de educação.

Em colaboração com inúmeros profissionais especialistas em diferentes áreas da saúde, a Clínica Gerações presta ações de formação qualificada em múltiplas disciplinas e sobre os mais variados temas.

Ações de Formação:

Formador: Mónica Pinto | Pediatra do Desenvolvimento

Carga Horária: 2 horas


Este atelier centra-se no desenvolvimento infantil, nas diferentes áreas do desenvolvimento, desde o nascimento até à entrada para a escola.

Inicialmente, será apresentado um quadro teórico que facilitará aos formandos a compreensão das diferentes etapas do desenvolvimento infantil e depois serão apresentados os sinais de alarme a ter em atenção para o reconhecimento de alterações ao desenvolvimento típico, de forma a que os participantes saibam reconhecer o que é que deve ser motivo de preocupação e de referenciação para avaliações especializadas.


Destinatários:

  • Pais e Familiares de Crianças
  • Educadores de Infância e estudantes de Educação de Infância
  • Auxiliares de Ação Educativa
  • Outros Técnicos de Educação



Formador: Mónica Pinto | Pediatra do Desenvolvimento

Carga Horária: 2 horas

Este atelier centra-se na promoção do desenvolvimento infantil, nas diferentes áreas do desenvolvimento, desde o nascimento até à entrada para a escola.

Paralelamente à apresentação das etapas do desenvolvimento, serão apresentadas as estratégias e actividades mais indicadas para promover o desenvolvimento infantil nas diferentes áreas, segundo a idade e as características individuais de cada criança.

Destinatários:

  • Pais e Familiares de Crianças
  • Educadores de Infância e estudantes de Educação de Infância
  • Auxiliares de Acção Educativa
  • Outros Técnicos de Educação

Formador: Ana Pinelas | Terapeuta da Fala

Carga Horária: 2 horas

A partir de uma contextualização teórico-prática, este atelier centrase no desenvolvimento da linguagem ao longo da infância, apresentando diferentes estratégias para a sua promoção no Jardim de Infância e no 1º Ciclo e as consequências de determinadas dificuldades linguísticas na aprendizagem, enfatizando o papel do Educador/Professor no processo educativo.

Inicialmente, será apresentado um quadro teórico que facilitará aos formandos a compreensão do tema e, de seguida, terá lugar um momento de partilha que incidirá sobre momentos da prática pedagógica e em que serão colocados à disposição dos participantes algumas sugestões de materiais e

Destinatários:

  • Educadores de Infância e estudantes de Educação de Infância
  • Professores e estudantes de licenciaturas do Ramo de Ensino
  • Auxiliares de Acção Educativa
  • Outros Técnicos de Educação

Formador: Paulo Oom | Pediatra e Professor de Pediatria

Carga Horária: 2 horas

Nos dias de hoje, a disciplina representa uma das principais preocupações para os pais e para os educadores e muitas são as dúvidas sobre a melhor forma de lidar com as crianças quando o seu comportamento e atitudes não são os mais adequados.

Neste atelier, serão abordadas, de uma forma simples e prática, quais as principais medidas que se podem tornar mais eficazes, incluindo a modificação do ambiente que rodeia a criança, como fazer uma correcta estimulação dos comportamentos adequados e como proceder perante comportamentos indesejados. No final, é revista a forma como a família e a escola devem interagir de forma a serem obtidos os melhores resultados.

Destinatários:

  • Educadores de Infância e estudantes de Educação de Infância
  • Auxiliares de Acção Educativa
  • Outros Técnicos de Educação
  • Pais
  • Professores de 1º Ciclo e estudantes do Ramo do Ensino

Formador: Ana Partidário | Psicóloga Clínica

Carga Horária: 2 horas

A partir de uma contextualização teórico-prática, este atelier centrase nas questões relacionadas com a disciplina, o comportamento e as regras em contexto de Jardim de Infância, enfatizando o papel do Educador como agente educativo.

Inicialmente, será apresentado um quadro teórico que facilitará aos formandos a compreensão do tema e, de seguida, terá lugar um momento de partilha que incidirá sobre momentos da prática pedagógica e em que serão colocados à disposição dos participantes algumas sugestões de estratégias

Destinatários:

  • Educadores de Infância e estudantes de Educação de Infância
  • Auxiliares de Acção Educativa
  • Outros Técnicos de Educação

Formador: Paulo Oom | Pediatra e Professor de Pediatria

Carga Horária: 2 horas

O atelier vai centrar-se naquilo que se sabe atualmente sobre o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar, fazendo a ponte para o dia-a-dia: o que é e não é recomendável para promover uma relação saudável da criança com a escola, envolvendo a família numa interação positiva.

Serão discutidos tópicos pertinentes para os educadores como a relação entre família e escola, os horários escolares e o tempo de permanência nas escolas, as atividades extracurriculares, etc.

Destinatários:

  • Educadores de Infância e estudantes de Educação de Infância
  • Auxiliares de Acção Educativa
  • Outros Técnicos de Educação

Formador: Ana Partidário | Psicóloga Clínica

Carga Horária: 2 horas

Ser capaz de gerir as nossas emoções e saber lidar com as adversidades que enfrentamos são qualidades fundamentais nos dias de hoje e influenciam determinantemente a nossa saúde física e o nosso bem estar emocional e social.

Estas capacidades – a Resiliência e a Inteligência Emocional – não são inatas, mas são capacidades que se podem desenvolver. É, assim, um acto de responsabilidade, que compete aos pais e aos que tomam conta de crianças, ajudá-las a tornarem-se resilientes e emocionalmente mais inteligentes.

Ter consciência da forma como nós próprios, pais e educadores, gerimos as nossas emoções, frustrações e conflitos, e ter consciência da forma como o comunicamos à criança são dois dos objetivos deste curso. Pretende-se também ajudar a identificar os fatores de risco e os fatores de proteção, e alertar para a necessidade de se investir muito mais na promoção da Resiliência e da Inteligência Emocional nas nossas crianças.

Destinatários:

  • Educadores de Infância e estudantes de Educação de Infância
  • Auxiliares de Acção Educativa
  • Outros Técnicos de Educação
  • Pais
  • Professores de 1º Ciclo e estudantes do Ramo do Ensino

Formador:

Ana Cravo (Ed. Infância)

Mónica Faneco(Ed. Infância)

Carga Horária: 2 horas

Tal como na aldeia partilhavam muitos saberes, a escola de hoje também deve procurar valorizar os saberes e as vivências das famílias, integrando-os no Projeto Curricular de Turma.

Este atelier pretende dar a conhecer alguns projetos realizados em contexto de creche e jardim de infância, em diferentes contextos sócio educativos, com o objetivo comum de promover a interação entre a Ana Cravo (Ed. Infância)

Destinatários:

  • Educadores de Infância e estudantes de Educação de Infância
  • Auxiliares de Acção Educativa
  • Outros Técnicos de Educação

Formador: Anabela Luz | Educadora de Infância

Carga Horária: 2 horas

O atelier vai centrar-se na gestão da relação entre o educador de infância e os encarregados de educação, tanto no dia-a-dia como em momentos formais, como reuniões de atendimento e reuniões de pais.

Inicialmente, serão apresentados modelos distintos de gestão da relação escola-casa, apresentando as vantagens e desvantagens de cada um deles e, de seguida, serão apresentadas formas de fomentar a participação dos pais na escola e de comunicar eficazmente com os…